No dia 6 de dezembro de 2024, o Bitcoin (BTC) chegou a US$ 100 mil, uma marca muito esperada pelos entusiastas da criptomoeda. Um dos principais fatores para essa alta é a recente eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Outro fator é a inclusão do empresário Elon Musk em sua equipe de governo. Musk irá chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA.
Isso porque Trump tem planos de adotar uma agenda pró-cripto. Durante uma conferência de bitcoin no verão dos EUA, o atual presidente dos EUA falou sobre criar uma reserva nacional de bitcoin.
Contudo, qual a leitura do cenário atual e as previsões para o BTC em 2025? Nesse artigo, reunimos uma curadoria de fontes e especialistas financeiros sobre o futuro deste ativo, criado em 2009 por Satoshi Nakamoto (pseudônimo). Confira.
10X Research traz visão otimista em sua previsão para o BTC
A empresa de pesquisa de criptomoedas 10X Research trouxe em um relatório projeções ousadas para o Bitcoin em 2025. Seu modelo de previsão atual tem um histórico de 86,7% de precisão.
A visão da empresa é otimista, pois, segundo as suas análises preditivas, quando o Bitcoin atinge uma nova máxima em seis meses, geralmente, há um retorno de 40% nos próximos três meses.
Um outro fator que apoia essa teoria é o que os seus especialistas chamam de “efeito buraco negro do BTC”. Esse efeito mostra que o Bitcoin, nessa fase, faz com que o valor de outras criptomoedas seja desviado para ele.
Além disso, a 10X Research destacou que investidores institucionais, como a Black Rock, agora veem o Bitcoin como uma espécie de “ouro digital”. Isso significa que o BTC é visto como um ativo estável a longo prazo, e essa percepção está atraindo mais investimentos de empresas.
Live com especialistas confirma otimismo no crescimento do Bitcoin
O evento Dia do Investidor aconteceu no começo de dezembro. Ele foi organizado pelo Monitor do Mercado e o BTG Pactual com o tema “Criptomoedas em 2025: tendência ou oportunidade concreta?”.
Entre os palestrantes do evento estavam Rony Szuster (Mercado Bitcoin), David Wasserman (Impetus), Michael Betenson (Impetus) e Bo Williams (PhiCube). Pois todos trouxeram previsões animadoras para quem investe no ativo.
Contudo, de acordo com Bo Williams, a relação entre retorno e risco do Bitcoin é boa. A previsão de alta é de 62%, segundo análises gráficas que usam Inteligência Artificial (IA). Ele também observou que, mesmo em caso de quedas, as elas não deverão ser acentuadas.
O evento teve 7 horas de duração e pode ser assistido na íntegra aqui.
Outros especialistas pedem cautela diante do otimismo em torno do BTC
Em suma, estejamos diante de um cenário otimista para o Bitcoin em 2025, alguns traders analisam a boa fase deste ativo com cautela.
O veterano Peter Brandt, por exemplo, avisa os investidores mais jovens sobre a importância de moderar as expectativas. Isso é importante por causa do risco e da volatilidade desse mercado.
O especialista diz que o crescimento de 483 vezes entre 2010 e 2011 caiu. Nos últimos dois anos, o aumento foi de apenas 6,4 vezes. Pois para a geração Z e Millenials, que veem no Bitcoin uma oportunidade rápida de lucro, isso pode gerar decepções.
Como proteger corretamente criptomoedas, entre elas Bitcoin (BTC)
Contudo, vale lembrar: proteger devidamente criptoativos é primordial. Para isso, optar pelo armazenamento em uma Cold Wallet é, sem dúvidas, a solução mais segura.
A Cold Wallet é um dispositivo especial para guardar criptomoedas de forma offline. Junto com as chaves privadas anotadas em papel, ela oferece uma maior segurança. Pois, a segurança das Cold Wallets vai além do armazenamento offline. Onde você guarda esses dispositivos (e as senhas de acesso) é igualmente importante.
Se este é o seu caso, fique sabendo que a Sekuro oferece a solução definitiva para a guarda de bens de alto valor, inclusive criptoativos.
Contudo, dispomos de cofres com vários níveis de acesso em um bunker com segurança a nível militar, além de uma equipe altamente treinada.
Pois ainda, cada contrato com a Sekuro inclui uma apólice de seguro da Lloyd’s of London a partir de R$ 500 mil. Outro diferencial oferecido é o sigilo e a confidencialidade na realização de transações, com uma sala de reunião reservada e completamente segura por conta de dispositivos antigravação.
Para conhecer todos os nossos diferenciais, agende uma visita.